Ácido Tranexêmico Microagulhado no Tratamento do Melasma

Estudos Científicos
22/jan/2024

Reduz o Índice de Área e Gravidade do Melasma de Forma Comparável ao Tratamento com Hidroquinona


Melasma

Benefícios do Ácido Tranexâmico

 

 

A melanina é principalmente responsável pela cor da pele e tem um importante papel na proteção contra o fotodano. Sua síntese é estimulada por diferentes fatores, como radiação UV, hormônio estimulante de alfa melanócitos (a-MSH), ou por agentes que aumentam cAMP, como a forscolina.


Hiperpigmentação

Ocorre principalmente devido aos melanócitos e ao aumento da melanogênese via upregulation de genes relacionados a síntese de melanina, como o TYR, o fator de transcrição associado a microftalmia (MITF) e a proteína 1 relacionada à tirosinase (TRP1).


Ácido Tranexâmico no Melasma

O ácido tranexâmico oral e tópico tem sido utilizado recentemente no tratamento do melasma. É um inibidor da plasmina e análogo da lisina que demonstrou inibir a pigmentação induzida por UV em modelos animais. O ácido Tranexâmico não apenas induz a redução da atividade da tirosinase dos melanócitos e da melanogênese, mas também reduz as alterações dérmicas relacionadas aos vasos sanguíneos e mastócitos.

 


Estudo Comprova

Esse estudo prospectivo e randomizado conduzido por (Zaky et al., 2021) teve como objetivo avaliar e comparar a eficácia do ácido tranexâmico aplicado topicamente após microagulhamento versus hidroquinona aplicada topicamente sozinha em pacientes com melasma.


Resultados

ü  Após oito semanas de tratamento, o índice de área e gravidade do melasma (MAIS) do lado tratado com HQ mudou de 6,604 ± 4,02 para 3,032 ± 1,19 com uma porcentagem de redução média de 54,8% ± 19,4%;

ü  O escore MASI do grupo 2 mudou de 6,348 ± 3,84 para 3,712 ± 1,19 com porcentagem média de diminuição de 57,4% ± 23,4%, o que também foi estatisticamente significativo.

 

Conclusão

Os resultados do presente estudo demonstraram a segurança e eficácia de ambas as modalidades utilizadas e com efeitos colaterais mínimos.


Referências bibliográficas

BANAVASE CHANNAKESHAVAIAH, R.; ANDANOORU CHANDRAPPA, N. K. Topical metformin in the treatment of melasma: A preliminary clinical trial. J Cosmet Dermatol, Sep 10 2019.

Zaky, MS. Et al. Microneedling-assisted topical tranexamic acid solution versus 4% hydroquinone for treating melasma: A split-face randomized study. J Cosmet Dermatol. 2021 Sep 15. doi: 10.1111/jocd.14440. Online ahead of print.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp