Ácido Tranexâmico Tópico é Efetivo no Melasma

Estudos Científicos
02/out/2023

Apresenta uma Menor Taxa de Eventos Adversos quando comparado com a Hidroquinona


Terapias para o Gerenciamento do Melasma

Ácido Tranexâmico Menos Efeitos Adversos quando Comparado a outras Terapias


O melasma é uma hipermelanose adquirida, de caráter crônico, recorrente, simétrica, caracterizada por manchas marrons em áreas expostas ao sol, afetando predominantemente mulheres correspondendo a cerca de 90% dos casos.

Alguns fatores, como gravidez, terapia hormonal, radiação ultravioleta (UV) e a luz visível podem exacerbar a desordem.

Diversos tratamentos estão disponíveis para o melasma, porém com respostas variadas. Algumas opções são os protetores solares, esteroides tópicos, retinoides, hidroquinona (agente clareador), ácido glicólico, ácido kójico, ácido azelaico e tratamentos com dispositivos como lasers, luz intensa pulsada ou ainda uma combinação de algumas das opções citadas.

 

 Ácido Tranexâmico no Melasma

O ácido tranexâmico é um inibidor de plasmina. É um derivado sintético do aminoácido lisina e exerce seus efeitos através do bloqueio reversível da ligação de lisina na molécula de plasminogênio, inibindo o ativador de plasminogênio de convertê-lo em plasmina. A radiação ultravioleta (UV) induz a síntese de plasminogênio e aumenta a atividade da plasmina nos queratinócitos, a liberação intracelular de ácido araquidônico, um precursor de prostanoides e o nível aumentado do hormônio alfa-melanócito estimulante (MSH) podem ativar a síntese de melanina. Portanto, a atividade antiplasmina do ácido tranexâmico pode ser o principal mecanismo responsável pelo efeito hipopigmentante deste agente, uma vez que a plasmina reconhecidamente aumenta a formação de precursores melanogênicos e também a liberação de bFGF, que é um potente fator de crescimento de melanócitos.


Estudo Demonstra

Um estudo conduzido por Janney et al. (2019) teve como objetivo comparar a eficácia de um tratamento tópico com 5% de ácido tranexâmico com uma terapia com 3% de hidroquinona em pacientes com melasma.


Resultados

Ø  A maior incidência de melasma nos pacientes foi o misto (63%);

Ø  A porcentagem de redução dos escores do MAIS foi de 27% e 26,7% nos grupos 1 e 2, respectivamente após 12 semanas. A diferença entre os dois grupos não foi significativa;

Ø  Porém, a satisfação do tratamento com o ácido tranexâmico foi maior no grupo 1 (p=0,03) devido a menor incidência de efeitos adversos.


Conclusão

O ácido tranexâmico tópico a 5% apresentou eficácia semelhante ao creme de hidroquinona a 3% em pacientes com melasma, mas com uma taxa de efeitos adversos menor.


Referências bibliográficas

JANNEY, MS. et al. A Randomized Controlled Study Comparing the Efficacy of Topical 5% Tranexamic Acid Solution versus 3% Hydroquinone Cream in Melasma. J Cutan Aesthet Surg. Jan-Mar 2019;12(1):63-67. doi: 10.4103/JCAS.JCAS_40_18.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp