Ácido Tranexâmico Oral e Hidroquinona Tópica no Melasma

Estudos Científicos
19/out/2023

Resultados Significativos na Diminuição da Atividade da Doença quando Comparado com as Monoterapias


Terapia Tópica e Oral no Gerenciamento do Melasma

Promove Resultados Mais Significativos quando Comparado com as Monoterapias

 

O melasma é uma hipermelanose comum, adquirida, simétrica, caracterizada por máculas acastanhadas, mais ou menos escuras, de contornos irregulares, com limites nítidos, nas áreas fotoexpostas, especialmente face, fronte, têmporas e, mais raramente, nariz, pálpebras, mento e membros superiores.


Afeta ambos os sexos, com maior incidência em mulheres, especialmente gestantes. Ocorre em todas as raças, particularmente em indivíduos com fototipos intermediários, que vivem em áreas com elevados índices de radiação ultravioleta (UV).


Hidroquinona

De acordo com estudos anteriores a hidroquinona atuaria, não como inibidora da tirosinase, mas como um substrato alternativo da enzima, competindo com a tirosina por esta enzima. O efeito inibitório da hidroquinonana na melanogênese seria o resultado de uma competição eficaz da mesma com a tirosina pela enzima tirosinase. Assim, uma vez que a melanogênese é afetada pela ação da hidroquinona quando aplicada topicamente, ocorre a interrupção da formação de melanina e subsequente clareamento reversível da pele.


Ácido Tranexâmico

O ácido tranexâmico é um fármaco hidrofílico inibidor da plasmina, classicamente utilizado como agente antifibrinolítico, mas que tem sido estudado como alternativa para o tratamento do melasma. Estudos recentes revelaram que seu uso tópico previne a pigmentação induzida por UV. O ácido tranexâmico bloqueia a conversão do plasminogênio (presente nas células basais epidérmicas) em plasmina, por meio da inibição do ativador de plasminogênio. A plasmina ativa a secreção de precursores da fosfolipase A2, que atuam na produção do ácido araquidônico e induzem a liberação de fatores de crescimentos (VEGF). Trata-se de um potente fator de crescimento de melanócito.


Estudo Comprova

Esse estudo publicado no periódico internacional Journal of Cosmetic Dermatology avaliou a eficácia e segurança do uso da ácido tranexâmico oral, hidroquinona tópica ou a terapia a laser no gerenciamento de pacientes com melasma. 


Resultados

Ø  Após o período de tratamento, a média dos escores do mMASI (Modified Melasma Area and Severity Index) foram melhorados de maneira mais significativa no grupo 2 quando comparado aos grupos 1 e 3;

Ø  A porcentagem de melhora dos escores do mMASI foi de 77,47% nos pacientes do grupo 2 (p<0,001);

Ø  Os três grupos mostraram significativa diminuição dos escores que medem o grau de telangiectasias;

Ø  Os efeitos adversos mais comuns foram: coceira, irritação, hiperpigmentação pós-inflamatória e gastrite.


Conclusão:

A terapia com ácido tranexâmico oral foi efetiva e bem tolerada para o gerenciamento do melasma. A combinação de hidroquinona tópica  com oácido ranexâmico oral apresentação resultados mais significativos e precoce. 



Referências bibliográficas

ELKAMSHOUSHI, A M. et al. Oral tranexamic acid, hydroquinone 4% and low-fluence 1064 nm Q-switched Nd:YAG laser for mixed melasma: clinical and dermoscopic evaluation. J Cosmet Dermatol. 2021 Apr 7. doi: 10.1111/jocd.14140. Online ahead of print.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp