Ácido Hialurônico no Pós-Procedimento Estético

Estudos Científicos
07/ago/2021

Entenda mais sobre o uso do ácido na reepitelização


Olá meus amigos, venho através do Ciência da manhã de hoje trazer uma sugestão de leitura de um estudo publicado pelos pesquisadores Marcel Nani Leite e Marco Andrey Cipriani Frade da USP de Ribeirão Preto. O estudo traz novidades sobre o uso de 0,2% do ácido hialurônico da recuperação de feridas causadas por dermoabrasão.


Os pesquisadores utilizaram 2 grupos de ratinhos para avaliar em qual grupo ocorreria a reepitelização. Já vou direto ao resultado porque o meu comentário será em relação a forma de ácido hialurônico utilizada.


Os resultados mostraram que o creme de ácido hialurônico 0,2% foi eficaz na reepitelização de ratos submetidos à lesão, quando comparado ao antisséptico e à solução salina, podendo ser estabelecido como uma importante alternativa terapêutica para lesões cutâneas superficiais também em humanos.


Vocês devem estar se perguntando, qual a forma de ácido hialurônico foi usada? A resposta está na metodologia do estudo. Foi citado no estudo que o produto usado foi da TRB Pharma, portanto só pode ser Hyaludermin, mas atenção, é aqui que quero ligar o alerta.


Pesquisei a composição desse medicamento e ele tem na verdade o sal sódico do ácido hialurônico. Se fosse um cosmético, a nomenclatura do estudo seria até diferente, pois o que é usado nesse produto é o hialuronato de sódio. Além disso, tem metilparabeno, propilparabeno na composição. É importante entendermos isso, pois existem várias formas de ácido hialurônico no mercado com diferentes pesos moleculares, mas se quiserem fazer um creme para usar no pós-procedimento, usem o de alto peso molecular, pois é semelhante ao que foi usado no estudo, mas procure um sem parabenos ou mande manipular. As farmácias de manipulação certamente têm o ácido hialurônico de alto peso molecular, mas peça a 2%, pois nas farmácias o ácido hialurônico de alto peso molecular está em solução 1%.


Fazendo o cálculo, 2% da solução será equivalente ao 0,2% usado no estudo.


Quer deixar mais calmante e cicatrizante? Associe com Rosavin 0,2% e Portulaca 2%. Leiam o estudo, está liberado de graça na íntegra.


Grande abraço!

Lucas Portilho

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp