Ácido Ferúlico e Benefícios para Pele

Estudos Científicos
11/jan/2024

Reduz a Perda de Água Transepidermal e Aumenta os Processos Relacionados com a Hidratação


Principais Aplicações do Ácido Ferúlico

Na Pele Age Regulando os Processos de Hidratação e Apresenta Ação Antioxidante

 

O ácido ferúlico foi obtido primeiramente a partir da planta Ferula foetida, responsável pela sua denominação. Essa substância é gerada a partir do metabolismo dos aminoácidos fenilalanina e tirosina, podendo ser encontrado nas diversas fontes naturais, tais como: milho, arroz, trigo, beterraba, alcachofra, café e frutas vermelhas, seja em sua forma livre ou conjugada a proteínas e polissacarídeos.

 

 

O ácido ferúlico, tanto na sua forma trans quanto na sua forma cis, apresenta resultados comprovados na terapêutico de diversas patologias, como câncer, diabetes e doenças neurodegenerativas e cardíacas, além de ações antimicrobiana, anti-inflamatória e, principalmente antioxidante, responsável pelos seus principais benefícios e aplicações. Acredita-se que a atividade antioxidante do ácido ferúlico esteja relacionada à sua capacidade de interrupção da cadeia de radicais livres; porém, outros mecanismos já foram avaliados, como a capacidade quelante de metais. 

 

Aplicações:

Atividade antioxidante;

Atividade anti-inflamatória.

 

Benefícios:

- Inibição das enzimas citostáticas associadas à inflamação;

- Capacidade antioxidante por promover a eliminação de formas reativas derivadas do oxigênio;

- Baixa toxicidade;

- Atividade neuroprotetora e atividade fotoprotetora.

 

Sua capacidade antioxidante está relacionada a três principais fatores: Presença de grupamentos doadores de pares de elétrons no anel benzeno; existência de insaturação na cadeia lateral que proporciona sítios de ataque aos radicais livres, evitando lesões à membrana celular, e ao grupamento de ácido carboxílico atuando como âncora, permitindo interação com a bicamada lipídica da membrana plasmática, o que ocasiona a proteção contra a peroxidação lipídica.


Esse estudo conduzido por Suzuki et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de ácido ferúlico na função barreira da pele em voluntários saudáveis.  


Resultados

Ø  Comparado com os valores obtidos antes do tratamento, a suplementação com ácido ferúlico significativamente reduziu a perda de água transepidermal (de 6,1 para 4,8 g/m2/ h – p=0,005);

Ø  Houve aumento da hidratação do estrato córneo (de 30,1 para 32,3 a.u. – p=0,005) após 14 dias de tratamento;

Ø  Também foram observadas alterações positivas na atividade nervosa simpática que foi diminuída após a ingestão de ácido ferúlico quando comparado com o placebo (-0,7 vs. 1,1 – p=0,035).

 

Conclusão

Os resultados do estudo sugeriram que a suplementação com ácido ferúlico promoveu aumento da hidratação do estrato córneo, diminuiu a perda de água transepidermal e melhorou a atividade simpática nervosa.


Referências bibliográficas

SUZUKI, A. et al. Beneficial effects of oral supplementation with ferulic acid, a plant phenolic compound, on the human skin barrier in healthy men. Int J Vitam Nutr Res. 2021 May 11;1-7. doi: 10.1024/0300-9831/a000699. Online ahead of print.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp