Saiba como motivar a equipe e manter todos comprometidos com a causa

Gestão e Marketing
06/dez/2018

Para uma marca ir bem, a equipe que trabalha em prol da mesma deve sempre exceder as expectativas. A verdade é que manter todos na mesma página pode ser um desafio, mas com algumas dicas simples você vai ter o sucesso desejado


Um problema muito grande é a falta de mão de obra qualificada, fator que compromete os resultados dos negócios. Uma equipe despreparada compromete a produtividade e a qualidade do serviço prestado. Mas o que fazer para mudar esse cenário? 

Para auxiliar na solução deste problema, daremos a seguir algumas dicas para melhorar o desempenho da sua equipe e potencializar os negócios a fim de torná-lo mais competitivo e a primeira opção dos clientes.

1) Ser líder, não chefe

Os colaboradores da empresa sempre buscam uma referência, alguém em que possam se espelhar, e se você se posiciona como um chefe com filosofia "manda quem pode, obedece quem tem juízo", não haverá respeito por parte dos seus colaboradores, mas sim medo. Essa relação é perigosa, pois esse medo acaba e o que sobra é um grande problema de gestão e uma equipe descontente. 
Seja um líder, o exemplo a ser seguido. Em um cenário ideal, o colaborador deve olhar para o gestor e admirar seu modo de trabalho, mas o mínimo é ter respeito. Uma relação saudável é capaz de fazer o funcionário se doar na execução das tarefas para não decepcionar seu líder e ascender cada vez mais. 

Para alcançar esse estado, esse gestor deve ser trabalhador, honesto, franco e transparente, além de ajudar e entender as situações de cada um. Colaborar para o sucesso da equipe é obrigação de um bom líder, e mesmo que seja necessário repreender, faça de forma digna e o empregado saberá que foi para o seu próprio bem. Dê o exemplo e ele será seu reflexo.

2) Treine a equipe e tente diminuir ao máximo sua rotatividade

Um erro comum dos chefes é se frustrar quando o colaborador se depara com uma situação cuja resolução parece ser simples. O funcionário, especialmente no começo da carreira quando é jovem, muitas vezes não é treinado para resolver problemas, mas sim para seguir ordens.

Se você quer um estafe que saiba achar as soluções para os problemas, busque opções para despertar a criatividade das pessoas, treine-os, proponha situações e ajude-os a encontrar as respostas. Os feedbacks, positivos e negativos, são muito importantes, por isso não deixe de mostrar as falhas e acertos. Ao mesmo tempo, delegar e dar liberdade para a equipe é um acerto do gestor, que mantém o controle, mas aumenta a confiança dos companheiros para tomar decisões importantes. 
Um bom plano de carreira é essencial pra que o colaborador fique anos ao seu lado. Funcionários com bastante tempo de casa tendem a ser cada vez mais a cara da empresa, e isso além de ser bom para seu negócio, melhora o relacionamento com os clientes que passam a ter uma amizade com esse colaborador. O atendimento é uma forma de fidelizar o consumidor.

3) Uma empresa não é feita de números, mas sim de pessoas 

Preze por um bom ambiente de trabalho, então evite fofocas, desentendimentos e situações que possam comprometer o desempenho da sua equipe. Uma meta atingível sempre é bem-vinda para que possa brindar o sucesso da equipe - isso mesmo, comemore com sua equipe as vitórias, metas alcançadas, novo equipamento, novas parcerias etc. 

Deixe o colaborador se sentir importante e, principalmente, parte integrante do processo de crescimento do negócio. Isso fará com que ele tenha orgulho de trabalhar ao seu lado, e pessoas felizes produzem muito mais.

Apesar da hierarquia e dos organogramas, a equipe precisa ser um grupo de aliados para o líder, afinal, todos ali têm o mesmo objetivo. Profissionalismo, seriedade e companheirismo levam a empresa adiante, sempre.

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp