Pular 7 ondas não vai resolver os seus problemas

Gestão e Marketing
25/jan/2019

Saiba como ser o responsável pelo seu próprio sucesso em 2019


Nós estamos em um momento mercadológico favorável, mudança de governo, projeção de crescimento na casa dos 3% e a volta da confiança de consumo do consumidor. Só essas 3 notícias já poderiam fazer com que você tivesse uma boa perspectiva, certo? Errado! Pois o grande problema disso tudo é o que acontece dentro da sua mente. 

Nesse ano de 2018 eu acompanhei alguns proprietários de farmácia de manipulação e suas atitudes perante o mercado, e comecei a notar a grande diferença de quem pensava positivo e quem tinha uma visão negativa sobre as coisas. Posso dizer que é muito louco isso, mas presenciei, por exemplo, empresários com grandes pepinos para resolver que, por pensar positivo, resolveram os problemas e seguiram em frente. Enquanto isso, empresários com pequenos problemas ficaram se afogando em tigelinha até tudo virar um “big problema”. 

Vi também gente dobrar o faturamento e vi empresário colocar a farmácia à venda, vi gente perder tudo e o mercado se solidarizar, e com o pensamento positivo a farmácia dar a volta por cima. Resumindo: foi um ano de muitas experiências e viagens pelo Brasil, foi aquele ano de conhecer cada departamento e saber como é o dia a dia de verdade do proprietário e empresário de farmácia de manipulação.

Agora se você quer ter um 2019 fantástico, fique comigo aqui, leia a matéria até o fim e tenha a oportunidade de fazer um dos melhores anos da sua vida. Está curioso para saber qual é essa fórmula milagrosa?

Então vamos lá: 4 passos para ter um ano maravilhoso.

Passo 1 – Mude a sua mente e pare de procrastinar

Analisando alguns empresários que fizeram dinheiro em 2018, eu notei a capacidade que eles tinham de executar. Não preciso citar nomes, pois você, que está lendo, já conhece alguns desses superfarmacêuticos. Para mim, esse sem dúvidas é o maior pilar para fazer dinheiro em 2019: a capacidade de pegar ideias e colocar em prática desta minoria foi assustadora. Eu lembro que em algumas reuniões por Skype ou ligações, já no mesmo dia eu recebia uma foto provando que o projeto já estava sendo colocado em prática, ou seja, é preciso parar de ter preguiça e procrastinar.

Passo 2 – Tenha uma equipe que suporte seu crescimento

Outra coisa que eu notei em quem fez números interessantes foi a capacidade que tiveram de transformar a equipe, os funcionários em verdadeiros colaboradores, criar estratégias de treinamento, fazer investimento em desenvolvimento de pessoas, mudar de comportamento como proprietário e melhorar a proximidade da equipe. Essas ações fizeram empresários do nosso setor crescerem. 

Notei que alguns empresários levaram a sério a definição do propósito da farmácia e, com isso, começaram a contratar pessoas com o mesmo. A construção de uma família corporativa fez com que a farmácia ganhasse uma nova postura, fidelizando os clientes e tornando o negócio muito mais rentável. Ou seja, a farmácia não é feira de números, ela é feita de pessoas e pessoas fazem números quando estão alinhadas com o propósito do seu negócio.

Passo 3 – Investir em Ferramentas que aumentem o faturamento

Outra coisa que eu notei em algumas farmácias que tiveram um bom ano foi levar a sério o departamento de visitação médica, trabalhar ativos de alto valor agregado e, com isso, aumentar a lucratividade da farmácia de manipulação. Outros ganhos foram percebidos através da visitação, como aumento do ticket médio, fidelização do prescritor e do paciente, não ficar na mão dos caçadores de orçamento e ainda fugir da concorrência desleal.
Achei fantástico coletar depoimentos que apontaram resultados já no 4º mês de trabalho na região Sul do Brasil, porém o mais fantástico foi ver uma farmacêutica proprietária de São Paulo, super comunicativa, ter medo de fazer visita e, depois de muita insistência, tomar coragem e já no primeiro dia mandar um áudio de 5 minutos contando como foi legal. Não preciso nem falar: hoje ela está arrebentando e a farmácia cresce a cada dia. 
Outras ações, como fazer eventos para os prescritores e investir em marketing digital também ajudaram as farmácias a aumentar o seu faturamento. Todos nós sabemos que não é fácil usar o Instagram... Às vezes temos vergonha e muitas vezes não sabemos como começar, porém eu acompanhei casos de farmácias que começaram a fazer um bom trabalho e cresceram muito suas vendas por causa dessa ferramenta. Recebi recentemente uma farmácia de 100 anos aqui na Consulfarma a qual 60% do faturamento está no trabalho que eles fazem nas redes sociais. Que fantástico!
Essas ferramentas podem auxiliar muito o seu crescimento, mas para que isso aconteça você vai ter que fazer um bom planejamento e executá-lo.

Passo 4 – A vida é feita de equilíbrio 

Uma vez um amigo meu, que é consultor do mercado, me disse: Neto, a vida de um empresário é assim - existem coisas que você faz, outras você delega e outras você contrata alguém para fazer. Isso ficou na minha cabeça e eu resolvi levar a sério, e posso afirmar que quando você aprende a delegar, é possível dar mais atenção para coisas mais importantes e começar a crescer de verdade. Muitos proprietários de farmácia estão tão atolados com funções operacionais que não têm tempo de fazer a farmácia crescer, sendo assim, se eu pudesse dar um conselho, seria: assuma seu real papel, você é pago para fazer o seu negócio prosperar. Sendo assim, não seja coadjuvante, seja protagonista.

Apenas pular 7 ondas não vai salvar a sua vida, porém se você aplicar esses 4 pilares em 2019 e ainda fizer uma boa gestão administrativa, eu tenho certeza que você terá um maravilhoso 2019. Este será um ano inesquecível para você, mas para que isso aconteça, a partir desse momento você terá que virar um executor e não mais um procrastinador. 
2019 começou, então faça o que deve ser feito.

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp