Instagram: qual a melhor estratégia para divulgar a minha farmácia?

Gestão e Marketing
04/abr/2018

Como ter um perfil campeão e aumentar a sua audiência


Com certeza você já deve ter percebido o poder que as redes sociais têm no mundo contemporâneo. Com o crescimento e a democratização cada vez maior da internet, empresas e empreendedores começaram a apostar principalmente em ferramentas digitais.

Com o tempo, uma revolução comunicacional foi se formando: as página das empresas em redes sociais se tornaram o canal mais rápido e direto de comunicação com o público.

Por isso, chegou a hora de você saber porque deve ter uma conta da sua farmácia no Instagram. Além de ser uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual, você ainda pode humanizar a sua marca mostrando os bastidores, atraindo clientes, conquistando fãs e aumentando a sua audiência.

Por que o Instagram pode ser uma boa rede social para a minha empresa?

Já ouviu aquela frase “comer com os olhos”? Essa máxima também se aplica nas redes sociais. As imagens e vídeos são os conteúdos mais compartilhados em Social Media. Por isso, é preciso saber aproveitar essa ferramenta para melhorar a sua relação com a audiência e conversar corretamente com o seu público-alvo.

Desde que foi adquirido pelo Facebook, o Instagram, rede social focada em conteúdo visual, tem gradualmente se posicionado como uma plataforma de comunicação e publicidade de muita rentabilidade.

Porém, assim como qualquer outra rede, está mudando o tempo todo. Os algoritmos são atualizados com frequência e não adianta reclamar! É preciso ser rápido para adaptar as suas ações.  Abaixo seguem algumas dicas fundamentais para fazer a sua audiência crescer:


3 táticas matadoras para a sua farmácia fazer sucesso no Instagram

1)      Responda todos os comentários em até uma hora. Isso vai manter o seu post atualizado e aparecendo para mais pessoas. Então, ao postar, acompanhe os primeiros comentários e responda imediatamente, pois isso vai te ajudar bastante a ter engajamento.

2)      Utilize cada vez mais o Stories. Ele vai fazer a sua farmácia ter cada vez mais relevância. Gere valor, ensine alguma coisa, mostre bastidores e pense sempre no tipo de conteúdo que a sua audiência quer receber.

3)      Crie um perfil comercial para a sua farmácia. A vantagem desse tipo de conta é que essas informações estão lá, direto no Instagram! Sem necessidade de usar (e pagar) ferramentas externas ou ter que contratar uma agência digital para administrar o perfil do seu negócio.

O gerenciador do Instagram fornece informações muito importantes, como sexo, idade e localização do seu público, postagens com maior resultado, melhores horários para postar em cada dia da semana e outros dados que direcionam a produção de conteúdo e gestão da ferramenta!


Conteúdos relevantes para sua audiência

Como em qualquer rede social, se você abusar de apenas um tipo de conteúdo, cai na armadilha do “mais do mesmo”. Por isso é importante ter um planejamento estratégico antes de postar qualquer coisa, logo, é bom ter essas respostas na ponta da língua:

Quem eu quero atingir? Por que eu quero atingir? Como vou fazer para atingir?

Sabendo responder essas três perguntas, certamente o seu post será bem executado.

Alguns exemplos de conteúdos que você pode postar no Instagram da sua farmácia:

Cotidiano da sua farmácia;

Utilizar frases curtas de motivação nas imagens;

Bastidores do serviço;

Visitas importantes no trabalho;

Dicas de saúde e qualidade de vida

Receitas funcionais

Lembre-se: é importante gerar um conteúdo de qualidade para sua audiência. Fazer um post apenas por fazer é perda de tempo!


Outras ações que devem ser adotadas para potencializar os seus resultados:

1. Frequência de postagem

Não há necessidade de postar o dia todo. Mas é importante ter uma frequência definida para as suas publicações.

2. Conteúdo de qualidade, sempre!

O Instagram é uma rede social de imagens e vídeos, portanto, não seja amador!

As pessoas estão lá porque querem ver vídeos e imagens bonitas, que encham os olhos, com tratamento correto de fotografia e não cheia de filtros desnecessários.

3. Conte histórias

Que tal contar algo através de imagens no seu Instagram? Ter uma boa narrativa por trás das fotografias ou dos vídeos ajuda a conquistar seguidores fiéis.

4. Use filtros, mas cuidado com eles

O Instagram tem o recurso de filtros para imagens. É bom usá-lo? Sim, claro.

Mas tome cuidado para não parecer algo muito falso, pois as pessoas se identificam mais com aquilo que é bonito, mas tem que ser real.

5. As hashtags

A tag que você coloca em sua foto é o elo da sua pequena imagem com todo o restante do universo do Instagram. As hashtags certas podem dar uma exposição imensa às suas fotos, deixando-as abertas para serem descobertas. Marcar uma foto com a hashtag apropriada permite que você figure entre os mais populares do momento na rede social.

Importante: O ideal para cada imagem é ter entre uma e três hashtags, sendo cinco o limite do aceitável.

6. Siga de volta

Clientes estão te seguindo? Siga-os de volta e crie um relacionamento.

7. Interaja!

Se você está nas redes sociais, você tem que estar de verdade. Ou seja, se comunique e interaja para as pessoas lembrarem de você. Os perfis que dão respostas mais rápidas aos seus clientes têm um engajamento maior.

Aproveite para fazer sucesso também através da sua vitrine virtual. Bons negócios!

Autor(a)

Jussara Sanches
Jussara Sanches
Empresária Sua Voz Agência

Graduada em Jornalismo, com MBA em Marketing. Já atuou como gerente de marketing da Consulfarma, hoje sendo Fundadora e Diretora de sua própria agência de comunicação para o mercado da saúde: a Sua Voz Agência. Atualiza-se constantemente no mercado profissional através de eventos e cursos da área de empreendedorismo e farmácia magistral. Já atuou em empresas multinacionais e gerenciou processos de implantação de franquias.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp