IMPORTÂNCIA DO VISITADOR MÉDICO PARA SUA FARMÁCIA

Gestão e Marketing
12/mar/2019

Entenda como o profissional vai atuar em prol da visitação médica


Dados publicados pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais - ANFARMAG mostram que em 2018 o número de farmácias magistrais somou 7.545 estabelecimentos, sendo um setor em constante expansão, marcado pelo farmacêutico à frente da gestão do negócio e que tem no Brasil um modelo considerado um dos mais desenvolvidos do mundo. Outro dado importante é que em 2016 apenas 49% das farmácias magistrais realizava o trabalho de visita ao prescritor. 

Esses números acima indicam que existe um vasto mercado a ser explorado pelo setor que pode vir a desenvolver esse trabalho através do proprietário da farmácia ou de um funcionário da empresa.

Então, se você quer resultados melhores para a sua farmácia, siga a leitura e coloque em prática as sugestões! Confira.


Mas o que visitador médico faz?

O farmacêutico que desempenha a função de visitador representa a empresa frente aos prescritores, promovendo-a e ajudando a manter o bom relacionamento destes com a farmácia. Ele realiza visitas planejadas em clínicas e hospitais, difundindo, entre outros pontos, o conceito do tratamento personalizado e levando alternativas terapêuticas às diversas especialidades. 

Os profissionais da saúde percebem o quanto o conhecimento do visitador médico agrega e assim tendem a dar uma atenção diferenciada quando ela é realizada de maneira clara e profissional.


Apresente produtos da sua farmácia de manipulação

Muitos tratamentos são orientados e desenvolvidos com soluções que só podem ser encontradas nas Farmácias de Manipulação. O que não significa que, por conta disso, haja demanda garantida em seu negócio. Até mesmo porque é necessário se sobressair perante a concorrência.
“Quem não é visto, não é lembrado!”

Para os profissionais da medicina que vivem na correria, recebendo um paciente atrás do outro, o que eu te disse acima tem máxima importância! É preciso marcar presença e desenvolver ações efetivas que realmente terminem em prescrição médica e na indicação da sua farmácia aos pacientes.

Esse simples ato feito pelo visitador médico ajudará a posicionar sua farmácia e fará com que o médico se lembre dos seus produtos no momento de prescrever receitas a seus pacientes e, assim, fazê-los sair de lá com uma indicação de compra para seus fármacos.

Outro detalhe importante é conhecer bem os médicos da região, principalmente das especialidades que são o foco dos medicamentos que se quer promover. Ter uma boa base de contatos pode ser definitivo para a estratégia de marketing e visitação do seu negócio.


Como seu Visitador Médico pode ultrapassar metas?

O maior diferencial que se pode ter é: um trabalho (atendimento) personalizado, não esquecendo de ficar por dentro das novidades do setor. E para que seu faturamento aumente é necessário trabalhar com consistência ao longo do tempo. O visitador médico tem a chance de auxiliar nesse processo, mas ele precisa estar apto a lidar com diferentes cenários e profissionais. Por isso é importante sua participação em treinamentos, cursos, feiras e eventos do setor magistral.

Aconselhamos ir falar com o médico quando ele esteja realmente preparado, não apenas para falar dos ativos, insumos e medicamentos, como também para posicionar sua marca de acordo com suas finalidades, e para que consiga responder perguntas de outra ordem e manter o foco da visita!


Visitador Médico é uma extensão da minha farmácia?

Como você pode notar, é de extrema importância encarar o profissional de saúde como um parceiro do seu negócio. E essa parceria envolve diretamente a figura do visitador médico, que já se transformou em uma extensão da sua farmácia. Mais uma vez é ele quem ajudará a posicionar a sua marca no mercado e, de quebra, ainda desfazer eventuais resistências ou preconceitos que possam existir com relação a medicamentos manipulados.

O que podemos aprender com tudo isso é que não existe mágica para alavancar suas metas. O importante é buscar a melhoria contínua, adequando estratégias, revendo resultados e dando sempre o melhor de si pela sua farmácia!

Com essas dicas de sucesso você deve estar querendo colocá-las em prática. Então acesse esse curso e saiba mais sobre assessoria de visitação médica

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp