A obesidade animal e os riscos de não trata-la

Estudos Científicos
14/mar/2018

Assim como os humanos os animais merecem cuidados indispensáveis. A consulta regular ao médico veterinário reduz os riscos de doenças e proporciona um acompanhamento adequado.


De acordo com pesquisas realizadas, em média de 20% a 40% dos pets, de todo o mundo, estão acima do peso. A obesidade animal pode acarretar inúmeras complicações, como patologias cardíacas, respiratórias, articulares, diabetes entre outras. 

O excesso de peso está relacionado ao estilo de vida, estresse e sedentarismo do pet. O desequilíbrio entre o aporte e o gasto energético do animal, quando não condizem com o ideal para raça, acaba manifestando a obesidade e agravando demais doenças. 

Muitas pessoas não percebem que o animal possivelmente está obeso e isso é um grande fator de risco que complica ainda mais a vida do animal. 
Engana-se quem pensa que somente os humanos sofrem de sobrepeso ou obesidade. Os animais também podem passar por essa situação, mas existem diversas coisas que você pode fazer para impedir que seu pequeno sofra. 

Às vezes, por amar tanto o pet, o dono acaba “mimando” demais e sempre os presenteando com guloseimas e petiscos que os deixam muito felizes, mas pense por um momento que assim como alguém que consome muitos alimentos gordurosos acaba ficando acima do peso, para o animal também pode ficar. 
Os animais podem sofrer de obesidade fisiológica ou patológica.

Obesidade fisiológica é adquirida devido a alimentos impróprios para seu consumo, excesso de alimento e a falta de atividades físicas.
Obesidade patológica ocorre por disfunções hormonais, obesidade por estresse, muito comum a animais que ficam muito tempo sozinho e acabam ficando carentes por atenção. 

Hábitos precisam mudar assim que o animal é diagnosticado com alguma disfunção. É necessária a prescrição de uma dieta equilibrada e específica para cada tipo de raça e espécie, além do aumento em atividades e exercícios físicos regulares.  

É importante que o animal realize consultas periódicas em seu veterinário de confiança. Se o animal estiver obeso, através da anamnese e exames necessários, é indispensável que um tratamento seja iniciado com a intenção de redução de peso. 


Até a próxima, 
Vanessa Gonçalves

Autor(a)

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves
Médica Veterinária e Coordenadora Vet Consulfarma

Médica Veterinária e Farmacêutica, Vanessa é Consultora Técnica na área de farmácia magistral há 20 anos. É Pós Graduada em Dermatologia Veterinária, Farmacologia e Clínica Veterinária, Cosmetologia Clínica, Nutrição e Medicina Ortomolecular. Também é Mestranda em Biotecnologia alimentar e nutrição. Além disso, é palestrante nas áreas farmacêutica e veterinária, com ênfase em manipulação magistral. Vanessa é Gerente do departamento Veterinário da Consulfarma e coordenadora das Pós Graduação de Farmácia Veterinária.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp