3 motivos para investir em visitação com os chamados "novos prescritores"

Gestão e Marketing
10/mai/2018

Apostar nessas áreas pouco exploradas pode significar uma transformação no rendimento da sua farmácia


Precisamos falar sobre visitação médica. Vocês, gestores e farmacêuticos, já ouviram e leram muito a respeito, sabem das vantagens e pensaram em começar essa prática, mas falta aquele empurrãozinho, não é? É hora de se diferenciar, ser pioneiro e deixar para trás os concorrentes que não estão preocupados em se atualizar. A visitação médica abre portas para a entrada simplificada de receitas, cria parcerias e expande a sua marca no mercado da saúde, ou seja, maior produtividade e faturamento superior ao esperado.

Para quem está em dúvida sobre o investimento, podemos adiantar que a gama de médicos abertos a esse tipo de contato tem crescido, com foco para áreas menos tradicionais. Há mais lugares e nomes para visitar, mais oportunidades de negócio para firmar e, por tabela, mais receitas a caminho da sua farmácia.

Incentivadora da visitação médica, a Consulfarma visa auxiliar farmácias a aumentar a divulgação das suas marcas e produtos, por isso pensamos em alguns motivos bem convincentes para sair da mesmice e começar a prática. Vamos lá?

1.      Novos prescritores

As farmácias de manipulação têm áreas da medicina com maior afinidade, como nutricionistas e dermatologistas, mas nos últimos tempos houve uma expansão desse alcance. As prescrições de áreas mais diversificadas pedem hoje remédios e produtos manipulados, o que representa mais oportunidades no setor magistral. Especialistas como biomédicos, esteticistas e fisioterapeutas se mostram como parceiros possíveis quando feita a visitação com êxito.

Existem casos onde a farmácia sabe que sua concorrente firmou parcerias com determinados médicos e o impulso de visitar cai, mas, ao explorar novas áreas, existe a chance de conquistar território e assegurar os contatos antes do rival. Nem sempre haverá sucesso nas tentativas, mas quando o retorno for positivo, isso fará diferença nos ganhos da farmácia.

 

2.      Prescritores carentes de informação

Um dos grandes trunfos da visitação médica é transmitir para o prescritor conteúdos que ele mesmo não domina. Não se engane: o médico, quando capacitado, sabe praticamente tudo sobre a sua área, mas a especialidade sobre os remédios, substâncias e insumos é sua, farmacêutico. Apresentar um produto que resolva os problemas do paciente e que fuja do tradicional das drogarias comuns é uma tarefa bem complicada, mas é nessa hora que o conhecimento é transmitido, e de forma persuasiva.

Para convencer um prescritor a encaminhar receitas diretamente para a sua farmácia, a equipe responsável pelas visitas deve ser capacitada, com habilidades de comunicação e domínio do conteúdo dos produtos. Como dito acima, nem sempre haverá sucesso, e é preciso ter em mente também que a prática não traz retornos significativos de forma imediata, mas o investimento nesse contato é fundamental e uma forma de diferenciação.

 

3.      Explore terras não exploradas por outros

Reforçamos: diferencie-se dos concorrentes quando tiver a chance. Vá até onde os outros não foram e seja o primeiro a atingir certos públicos. A visitação, por mais eficaz que seja, ainda é feita por uma parcela pequena das empresas do ramo, já que depende de investimento e de sair da inércia, já que foge das práticas tradicionais do setor.

Temos diversos materiais para guiar o gestor novato em visitação a fazer um trabalho satisfatório e colher os resultados, mas o primeiro passo é tomar a decisão de aceitar o desafio e entender a necessidade que seu negócio tem de se reinventar e crescer fora do ritmo do mercado comum. É preciso ter a ousadia para colocar a cara no mundo, agendar os horários com os prescritores estudados e trabalhar duro para impressionar durante a apresentação.

Em caso de sucesso, temos certeza que você se sentirá orgulhoso e vai lembrar dos nossos toques.

Imagine a situação: um paciente vai a uma consulta com o médico de preferência e, ao final, sai com uma receita destinada a você. Essa pessoa confia na referência do médico, e se ele recomendou sua farmácia, é porque é de fato boa. Além da receita que chega, é agregado valor a sua marca e a credibilidade aumenta.

O 13º Congresso Consulfarma vai abordar o tema a fim de incentivar a visitação com demonstrações, depoimentos e muito conteúdo prático. O “Simpósio de Inovação: A nova demanda do mercado magistral” vai tratar do assunto e promete transformar a realidade da sua empresa, e é bom dizer: seu concorrente já se inscreveu para o Congresso. Ficar de fora do evento, nesse caso, é ficar para trás no mercado.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp