3 dicas para reduzir o índice de rejeição da sua farmácia

Gestão e Marketing
02/mai/2019

Está cansado de ouvir a sua equipe de balcão dizer que o cliente “quer desconto”, que “no concorrente é mais barato”?


Quantas vezes ao dia você escuta estas frases? Isso cansa, né?! Aí você se sente perdido, não sabe se diminui o preço, se aumenta, se dá desconto. Enquanto isso sua farmácia vai perdendo vendas. Você percebe que o seu índice de rejeição bate a casa dos 50%... Você deixa de ganhar dinheiro e se sente mais perdido que antes.

Nós, que estamos em contato diariamente com as principais farmácias do Brasil, temos a certeza que você se pergunta:

“Como faço para acabar com isso de uma vez por todas e alavancar as minhas vendas?”

Por isso preparamos três dicas de ouro, que vão te ajudar para superar essas objeções.

O que fazer quando o cliente diz que está CARO? 


1°) Gerar valor:

O que vai fazer o cliente comprar é ele perceber que vai receber muito mais valor do que o preço que ele vai pagar.

Se o produto que você vende tem um alto preço, então você necessariamente deve mostrar ao cliente que ele vai receber muito valor. E caso não tenha alto preço, mesmo assim você deve gerar valor para dar a percepção de que ele vai receber muito por aquilo que vai pagar.

E para ter os argumentos corretos, você primeiro tem que saber o que motiva o seu cliente a tomar a decisão de compra. A partir daí você vai criar um script enumerando todos os diferenciais que a sua equipe vai apresentar ao cliente quando ele disser: “está caro!”.


2°) Use um discurso que te transforme em primeira opção na mente do cliente:

Além de discutir o valor entregue, demonstre o que os seus clientes perdem, caso eles comprem na concorrência. Mostre suas vantagens, apresente depoimentos, realize um excelente atendimento, capriche nas ações para garantir uma ótima experiência. Essas atitudes já vão demonstrar que ele deve optar pelo seu produto.


Aproveitamos para te apresentar um diferencial aqui, que é básico, mas que provavelmente os seus concorrentes não fazem:


Conheça bem os seus clientes, e agregue o máximo de valor possível ao produto a partir das dores e dos sonhos deles. Usar o marketing da empatia, que nada mais é do que usar uma linguagem que “te coloca no lugar do outro”, vai te garantir vantagens competitivas.


É assim que se criam as conexões, relações de confiança e você se transforma na primeira opção na mente do cliente.


3°) Capacite e motive a sua equipe:

 

Sabemos que, cada vez mais, ter uma equipe treinada e capacitada, é essencial para o sucesso do seu negócio. Porém, sabemos também que o desafio maior acontece quando o seu colaborador não quer ser treinado, e precisa passar por uma mudança de mindset.

 

Vemos que a maioria das farmácias que performam bem investem no seu quadro de colaboradores, nos seus vendedores. E há também muitas outras nos procurando para saber “como ganhar mais dinheiro”.

 

E a resposta é simples:

 

Só tem uma pessoa capaz de mudar esse cenário. Esta pessoa é você!

 

Porém, temos total entendimento de que o dia a dia do empresário farmacêutico é tomado por inúmeras atividades como: pagar contas, cuidar do laboratório, fazer compras, gerenciar a visitação médica… E o treinamento de balcão acaba ficando para depois...

 

Pensando nisso, nós criamos o 1º Simpósio – Revolução do Atendimento Magistral, um evento único que vai transformar os seus colaboradores e a experiência de seus clientes. Um treinamento que vai fazer dos seus colaboradores vendedores de alta performance.

 

Será um dia inesquecível, enriquecedor. Fundamental para você virar o jogo. A gente se uniu para te ajudar nessa missão, até porque sabemos que “santo de casa não faz milagre”.


Leonardo Carreira

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp